...

Bem-vindo ao Ecocampus da UTAD, caracterizado por um vasto e diverso grupo de recursos naturais, proporcionando um conjunto diversificado de sistemas ecológicos que promovem a ocorrência de um elevado número de espécies as quais se torna vital preservar. O uso sustentável do recurso natural é o instrumento determinante para edificar uma economia saudável, genuína e resistente.

Consciente da necessidade de incorporar a ética ambiental na sua atividade, a UTAD decidiu apostar na criação de um eco campus e assumir o compromisso com a sustentabilidade ecológica mediante operações físicas, programas académicos e de investigação, bem como na vertente desportiva, cultural e tecnológica do campus.

Nos últimos anos têm sido tomadas medidas conducentes à redução da pegada de carbono das instalações universitárias, que, embora se reconheça que é um plano para vários anos, representa uma medida estrutural para UTAD. Um dos objetivos é o reconhecimento do Campus Universitário ao nível das normas ISO 14001 e 50001. Neste sentido têm sido dados passos importantes, quer ao nível da redução da fatura energética, quer ao nível da gestão da água e dos resíduos.

...

Entende-se que os diversos tipos de estatuto de proteção da natureza têm, cada vez mais, que ser considerados como recursos e, assim, como um potencial efetivo de desenvolvimento regional e não como meras formas de condicionamento da ocupação e do uso dos solos. Neste sentido, importa, mais do que preservar, promover e valorizar os espaços naturais da Região do Norte detentores de um importante património paisagístico, histórico e cultural.

O papel das instituições de ensino superior rumo ao desenvolvimento sustentável centra-se na questão educacional como uma prática fundamental, visando contribuir para a qualificação dos futuros decisores, para que estes incluam nas suas práticas profissionais a preocupação com questões ambientais. Para tal, importa implementar sistemas de gestão ambiental nos campi universitários, como modelos e exemplos práticos de gestão sustentável para a sociedade.

Neste contexto, têm sido sugeridos modelos que apontam para quatro níveis de intervenção para as instituições de ensino superior: i) educação dos tomadores de decisão para um futuro sustentável; ii) investigação de soluções, paradigmas e valores que sirvam uma sociedade sustentável; iii) operação dos campi universitários como modelos e exemplos práticos de sustentabilidade à escala local; iv) coordenação e comunicação entre os níveis anteriores e entre estes e a sociedade.

...

Assim, foi estabelecido UM COMPROMISSO que, fundamentalmente é a base da política ambiental da UTAD: A atividade da UTAD baseia-se na liberdade intelectual no respeito pela ética, no reconhecimento do mérito, no estímulo à inovação, na competitividade e na modernização da sociedade, mantendo um compromisso com a promoção humana e cultural, a inclusão social e a coesão territorial.

Neste quadro, importa promover uma política e uma agenda de sustentabilidade ambiental, envolvendo toda a comunidade académica e os utentes do Jardim Botânico em práticas de melhoria contínua de desempenho ambiental, apostando no cumprimento dos seguintes compromissos:

Planeamento e ordenamento do campus; Nova construção sustentável; Eficiência energética, fontes de energia renovável e qualidade do ar; Gestão de recursos e de resíduos; Conservação da água e gestão de efluentes; Gestão de tráfego automóvel; Garantia de circulação pedonal ou não poluente; Alimentação e serviços de alimentação; Gestão dos espaços verdes; Saúde, bem-estar e segurança; Formação ambiental e participação da comunidade académica.