Iniciativa da UTAD no sentido da contribuição para a redução do consumo de energia, das emissões de gases com efeito de estufa e de poluentes atmosféricos e da diminuição do congestionamento, através da atração da sua população universitária para modos mais sustentáveis, no sentido de alterar a repartição modal existente, nomeadamente pela redução do uso do automóvel. Para tal a UTAD recorrerá à aquisição de bicicletas para uso público, em meio universitário. Este projeto, integrado no projeto de âmbito nacional UBIKE, confere à iniciativa uma dimensão expressiva que se prevê induzir um impacto à escala nacional ao nível da transferência modal em meio universitário.
A UTAD, consciente das suas responsabilidades perante a sociedade, pretende dar mais um passo na sua política de sustentabilidade, implementando um laboratório vivo no seu Campus. A presente intervenção a que a UTAD se propõe permitirá assim dar mais um passo na implementação da sua política ambiental e de sustentabilidade, visando aumentar significativamente o seu desempenho ambiental e melhorar o bem-estar dos utilizadores do Campus.
Pretende-se alcançar com esta iniciativa uma substituição efetiva de 210 automóveis por bicicletas elétricas e convencionais por semestre num total de 4 semestres - barreira temporal para execução do projeto. Com esta meta será realizada uma transferência de um total de 672.000km que seriam realizados com recurso ao automóvel.
O Projeto U-BIKE UTAD prevê a aquisição de 300 bicicletas, das quais 270 são elétricas, para utilização pela comunidade académica.
As bicicletas serão distribuídas pela comunidade académica (alunos, trabalhadores docentes e não docentes e investigadores), com base em normas pré-definidas pela UTAD, em cumprimento com o Regulamento Geral do Projeto U-Bike Portugal.
Este projeto tem financiamento do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
© UBIKE | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Pró-Reitoria para a Área do Património e Sustentabilidade