O Projeto U-bike Portugal visa promover a mobilidade suave, em particular o uso da bicicleta, em comunidades académicas de 15 Instituições de Ensino Superior (IES) aderentes. O Projeto enquadra-se no Portugal 2020, concretamente no POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Uma mobilidade sustentável é cada vez mais um desígnio de quem gere as nossas cidades, sendo necessário encontrar formas atrativas de a promover. As obrigações legais ao nível da redução de consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos e a necessidade da diminuição do congestionamento das cidades, fazem com que se equacionem novas formas de atrair a população para modos mais sustentáveis, alterando a repartição modal, nomeadamente pela redução do uso do automóvel, e simultaneamente melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
Trata-se de um projeto de âmbito nacional coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), e que visa a redução de consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos através da promoção da mobilidade suave, em particular a bicicleta, nas comunidades académicas, através do apoio à aquisição de bicicletas para as instituições de ensino superior. Em paralelo, pretende também atrair a população para modos mais sustentáveis, alterando a repartição modal, nomeadamente pela redução do uso do automóvel e simultaneamente melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
No geral, o objetivo do Projeto U-BIKE Portugal visa a promoção da mobilidade suave, em particular a bicicleta, nas comunidades académicas, através do apoio à aquisição de bicicletas para as instituições de ensino superior.
Serão atribuídas 3.234 bicicletas (2.096 elétricas e 1.138 convencionais), com base em normas definidas por cada instituição e em cumprimento do Regulamento Geral do Projeto U-bike Portugal, para uma utilização de longa duração (ex.: aluguer durante um semestre ou um ano letivo) que origine a criação de hábitos regulares de utilização deste meio de transporte.
O Projeto teve início em setembro de 2016, com prazo máximo de execução de 2 anos. Prevê-se que sejam percorridos anualmente 2.412.141 km em bicicletas, em 26 municípios, o que corresponde a uma poupança de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e à consequente redução de 505 toneladas equivalentes de CO2.
© UBIKE | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Pró-Reitoria para a Área do Património e Sustentabilidade