Asparagus aphyllus L.

Espécie

Asparagus aphyllus

Descritor

L.

Género
Família
Ordem
Sub-classe

Liliidae

Classe

Liliatae (Monocotyledoneae)

Sub-divisão

Magnoliophytina (Angiospermae)

Divisão

Spermatophyta

Tipo Fisionómico

Nanofanerófito

Distribuição Geral

Região Mediterrânica

Nome(s) comum

Corruda-maior
Espargo-bravo
Espargo-bravo-maior
Espargo-maior-do-monte
Espargo-silvestre-maior
Espargueta

Sinonimias

Asparagus aphyllus L. for. macroclados Henriq.
Asparagus aphyllus L. var. genuinus for. microclados Henriq.

No JBUTAD

Não

Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em Perigo
Criticamente Em Perigo
Extinto na natureza
Extinto

Ameaças

Na Sicília, esta espécie está ameaçada pela degradação do habitat sob a forma de erosão do solo (Korpelainen et al. 2011), no entanto, os mesmos autores observam que são necessárias mais pesquisas para reunir informações sobre o potencial ameaças a esta espécie durante todo o resto da sua gama europeia. Outras pesquisas também devem ser realizadas em todo o resto de sua faixa nativa fora da Europa.

Medidas de conservação

O gênero Asparagus está listado no Anexo I do Tratado Internacional sobre os Recursos Genéticos Vegetais para a Alimentação e a Agricultura (ITPGRFA), que visa garantir a agricultura sustentável e a segurança alimentar através da conservação e uso sustentável da planta recursos genéticos para a alimentação e a agricultura, bem como para assegurar a partilha justa e equitativa dos benefícios decorrentes da sua utilização (FAO 2009). Esta espécie é conhecida por áreas protegidas na Europa (Korpelainen et al. 2011), bem como outras áreas com conservação passiva (Deil et al. 2005). Recomenda-se que o monitoramento e gerenciamento desta espécie seja incorporado nos planos de gerenciamento existentes desses sites. A EURISCO reporta dois acessos de germoplasma de A. aphyllus realizada em bancos de genes europeus, no entanto, nenhum desses é relatado como de origem selvagem ou herbívora (catálogo EURISCO 2010). Nenhum acessório é reportado no Sistema Nacional de Germoplasma de Plantas (USDA, ARS, National Genetic Resources Program 2014) ou o Svalbard Global Seed Vault (SGSV Data Portal 2013). Mais uma coleção de germoplasma e armazenamento ex situ duplicado é uma prioridade para esta espécie. De acordo com a Conservação de Jardim Botânico Internacional (BGCI 2013), esta espécie possui coleções vivas em 10 jardins botânicos em todo o mundo, embora a origem e A localização das coleções não está detalhada neste recurso (os locais do jardim não são divulgados para proteger espécies de plantas raras e valiosas).

Korpelainen, H., Holubec, V., Asdal, Å., Magos Brehm, J., Labokas, J., Vögel, R. & Eliáš, P. 2011. Asparagus aphyllus. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T176541A7262597.

Distribuição em Portugal

 

Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas

Inventário Florestal UTAD

Faça download desta ficha em PDF

Ficha técnica da espécie
Asparagus aphyllus

Partilhe esta página

Poderá estar também interessado em

Asparagus acutifoliusAsparagus acutifolius
(mesmo género)

Asparagus albusAsparagus albus
(mesmo género)

Asparagus densiflorusAsparagus densiflorus
(mesmo género)

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Asparagus aphyllus.