Culcita macrocarpa C. Presl

Espécie

Culcita macrocarpa

Descritor

C. Presl

Género
Família
Ordem
Sub-classe

-

Classe

Polypodiopsida (Filicopsida)

Sub-divisão

-

Divisão

Monilophyta (Pteridophyta)

Tipo Fisionómico

Caméfito

Distribuição Geral

Macaronésia (excepto Cabo Verde) e W Espanha; provavelmente naturalizado em Portugal continental (Serra de Valongo)

Nome(s) comum

Cabelinha
Feto-abrum
Feto-de-cabelinho

Habitat/Ecologia
Sinonimias

Dicksonia culcita L'Hér.
Balantium culcita (L'Her.) Kaulf.

No JBUTAD

Não

Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em Perigo
Criticamente Em Perigo
Extinto na natureza
Extinto

Ameaças

Não há evidências de que subpopulações de Culcita macrocarpa sejam ameaçadas por causas naturais, embora o conhecimento de sua biologia ainda seja escasso. As espécies podem ser afetadas por mudanças no abastecimento de água, plantações e corte de árvores (F. Rumsey, com. 2016). Nos últimos anos, foi observada uma redução ou mesmo o desaparecimento de várias subpopulações em parques naturais ou áreas propostas como sítios Natura 2000. As principais causas parecem ser a conversão de florestas em plantações, a construção de pequenas hidrelétricas, vandalismo e destruição do habitat (Bañares et al., 2004). Em Portugal, o fogo é a principal ameaça para as espécies e as plantações de eucalipto estão causando dessecação do solo, levando a uma alteração do seu habitat preferido (ICN 2006). A Madeira viu um declínio de pelo menos 25% em suas subpopulações na última década, mas o declínio nos Açores não é fundamentado (Martín et al. 2008).

Medidas de conservação

Culcita macrocarpa está listado no Anexo II da Directiva Habitats e está listado no Apêndice I da Convenção sobre a Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais da Europa (Convenção de Berna). Esta espécie está incluída no livro de dados vermelho espanhol como em risco (EN) A2ce; B1b (i, ii, iii) c (i, ii) (Moreno 2008) e considerado Em Perigo nas Ilhas Canárias (Sanchez Velázquez, 2002). É protegido pelo direito nacional em Portugal. Várias subpopulações estão localizadas em áreas protegidas, com medidas de conservação em andamento. Sugere-se proteger as espécies em micro-reservas, reforçar e proteger subpopulações efetivas, gerenciar o risco de incêndios e preservar seu habitat florestal. Os estudos sobre sua biologia reprodutiva devem ser continuados (Bañares et al. 2004, ICN 2006).

Christenhusz, M., Bento Elias, R., Dyer, R., Ivanenko, Y., Rouhan, G., Rumsey, F. & Väre, H. 2017. Culcita macrocarpa. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T162293A85426759. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2017-2.RLTS.T162293A85426759.en

Distribuição em Portugal

 

Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas

Inventário Florestal UTAD

Faça download desta ficha em PDF

Ficha técnica da espécie
Culcita macrocarpa

Partilhe esta página

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Culcita macrocarpa.