Lathyrus latifolius L.

Espécie

Lathyrus latifolius

Descritor

L.

Género
Família
Ordem
Sub-classe

Rosidae

Classe

Magnoliopsida

Sub-divisão

Magnoliophytina (Angiospermae)

Divisão

Spermatophyta

Tipo Fisionómico

Hemicriptófito

Distribuição Geral

C, S e E Europa, N África e Macaronésia (Canárias); introduzido EUA

Nome(s) comum

Cizirão
Cizirão-de-flor-grande

Sinonimias

Lathyrus heterophyllus auct.
Lathyrus sylvestris L. subsp. latifolius (L.) Arcang.
Lathyrus sylvestris L. var. latifolius (L.) Samp.

No JBUTAD

Não

Distribuição em Portugal

 

Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas

História e Evolução

A importância daquilo que fazemos pode transformar-se numa verdadeira obsessão. Queremos dar sentido às nossas vidas e acabamos por convencer-nos a nós próprios da relevância da nossa existência para a sociedade. Afinal, sem o meu contributo pessoal a vida não seria como é, e a raça humana não seria como quer ser. O mais ridículo é que isso é tão certo que, ao mesmo tempo, anula essa ideia protagonista que muitas vezes invade as nossas vidas.

Mais uma contradição? Olhemos para a espécie que hoje ilustra este breve comentário. O Cizirão-de-flor-grande (Lathyrus latifolius L.) é simplesmente imponente, soberbo, formidável, grandioso. Uma forte e vigorosa erva emerge entre todas as outras, com um caule ágil, certeiro, de elegantes formas e delicados contornos. Esta esplendorosa Leguminosa (família Leguminosae) deve formar parte desse clube de eleitos, pois lá onde surge atrai a vista dos que por ela passam. O seu tamanho, juntamente com o facto de atrasar a floração para o fim da Primavera e o início do Verão, faz com que o seu protagonismo adquira ainda mais relevo.

A nossa ilustre traqueófita de hoje trepa, neste caso, por uma humilde e espinescente Gilbardeira (Ruscus aculeatus), desafiando a pequena altura e rústico aspeto deste achaparrado arbusto amante do escondido e inimigo de protagonismos. Finalmente, superado o pequeno tamanho de tão agreste arbusto, o milagre da reprodução desponta no distinguido Cizirão. Umas luxuriantes e portentosas flores, fiel reflexo de uma beleza tão afastada e de uma agilidade tão diferenciadora, eclodem no ápice dos seus desportivos ramos. Agora só resta deslumbrar, mostrar a importância da distinção, atrair a atenção invejosa da vizinhança e desfrutar do momento e a ilusão que o poder inflama. Lá está ela, sobre a desgraçada e ordinária Gilbardeira, que calada e indiferente assiste a esta cena imprevista.

Passará o Verão e o Cizarão-de-flor-grande terá deixado mais uma vez as suas sementes juntamente com as sementes de uma Gilbardeira que, mais velha e mais persistente, suporta todos os anos os descendentes da tão requintada Leguminosa. Naquele silêncio impávido esse rústico e grosseiro arbusto é sempre o convidado forçado desta inusual história. Mas chegará o dia em que os tubérculos já desgastados deste humilde arbusto não consigam suportar a exuberante veleidade do Cizarão. Então mais nada acontecerá. O passado apagará o que foi e construirá um novo futuro. A importância do vivido já não terá nome, mas sobre o passado uma dúvida permanecerá escondida: o silêncio consentido da Gilbardeira.


Por: António Crespí

Inventário Florestal UTAD

Faça download desta ficha em PDF

Ficha técnica da espécie
Lathyrus latifolius

Partilhe esta página

Poderá estar também interessado em

Lathyrus amphicarposLathyrus amphicarpos
(mesmo género)

Lathyrus angulatusLathyrus angulatus
(mesmo género)

Lathyrus annuusLathyrus annuus
(mesmo género)

Lathyrus aphacaLathyrus aphaca
(mesmo género)

Lathyrus ciceraLathyrus cicera
(mesmo género)

Lathyrus clymenumLathyrus clymenum
(mesmo género)

Lathyrus hirsutusLathyrus hirsutus
(mesmo género)

Lathyrus linifoliusLathyrus linifolius
(mesmo género)

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Lathyrus latifolius.