Leontopodium alpinum Rifky Fadly

Espécie

Leontopodium alpinum

Descritor

Rifky Fadly

Género
Família
Ordem
Sub-classe

Asteridae

Classe

Magnoliopsida

Sub-divisão

Magnoliophytina (Angiospermae)

Divisão

Spermatophyta

Tipo Fisionómico

Caméfito

Distribuição Geral

Nome(s) comum

Flor-do-amor-eterno
Edelweiss

Habitat/Ecologia
Sinonimias

No JBUTAD

Não

Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em Perigo
Criticamente Em Perigo
Extinto na natureza
Extinto

Ameaças

No passado, as populações Edelweiss têm diminuído como um resultado da recolha no selvagem. Tal como acontece com um número de plantas alpinas, as mudanças climáticas podem ser uma ameaça a longo prazo, capaz de causar declínio da população em habitats de montanha da Europa, uma vez que gradualmente transforma habitats Cold Mountain e suas comunidades vegetais (Gottfried et al. 2012).

Medidas de conservação

Edelweiss está listada como ameaçada de extinção na Bulgária (Petrova e Vladimirov 2009), onde é raro e tem sido propagado por sementes para ex situ de conservação (Kozuharova 2009). Está em perigo na Alemanha (Bundesamt für Naturschutz 2012) e está listado como uma espécie sob proteção especial no Apêndice 1 do Regulamento para a Proteção de Espécies de Animais e Plantas que ocorrem na Natureza. Ele é listado como menos interesse na Suíça, embora seja uma espécie protegida e é listada como ameaçada em algumas regiões (Moser et al., 2002). Esta espécie foi protegida desde 1896 no território agora esloveno (Skoberne 2004). É protegido no Montenegro sob o boletim oficial SRCG, nº 36/82 (Lipman 2009). É Vulnerável e protegido na Eslováquia (Instituto de Botânica SAS 2011). É raro em Roménia (Oprea et al. 2007), mas não tem sido propagado utilizando in vitro técnicas (Zapratan 1996). Está criticamente ameaçado nos Cárpatos ucranianos (Kricsfalusy e Budnikov 2007). De acordo com o Banco de Dados Flora Croatica na Croácia duas subespécies ocorrer: Edelvais Cass. ssp. alpinum e Edelvais Cass. ssp. krasense Derganc. O último é listado como Vulnerável no Livro Vermelho da Flora Vascular da Croácia (Nikoli? E Topi? 2005). Na Croácia, está sob proteção legal rigorosa e está listada na Portaria sobre a Proclamação de Taxas Selvagens como Protegidas e Estritamente Protegidas (Boletim Oficial 99/09; I. Borsic pers. Comm. 2013). Pode ser encontrada nos cinco reservas biogenéticas e cinquenta sítios Natura 2000 na Itália e uma na Roménia (Agência Europeia do Ambiente de 2010).

Khela, S. 2013. Leontopodium alpinum. The IUCN Red List of Threatened Species 2013: e.T202984A2758405. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2013-2.RLTS.T202984A2758405.en

Distribuição em Portugal

 

Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas

Inventário Florestal UTAD

Espécie de interesse florestal

Informação cedida por

Distribuição geral: Regiões alpinas do Sul da Europa

Caracterização geral:

Propriedades e utilizações:

Faça download desta ficha em PDF

Ficha técnica da espécie
Leontopodium alpinum

Partilhe esta página

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Leontopodium alpinum.