Ononis pubescens L.

Espécie

Ononis pubescens

Descritor

L.

Género
Família
Ordem
Sub-classe

Rosidae

Classe

Magnoliopsida

Sub-divisão

Magnoliophytina (Angiospermae)

Divisão

Spermatophyta

Tipo Fisionómico

Terófito

Distribuição Geral

Região Mediterrânica

Nome(s) comum

Sinonimias

No JBUTAD

Não

Distribuição em Portugal

 

Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas

História e Evolução

Hoje vemos um outro exemplo da mensagem daquilo ao que, de uma forma absolutamente abstrata e incompreensível, chamamos evolução. Ononis pubescens L. é um neogenismo eurasiático ocidental termófilo, ou dito noutras, uma planta mediterrânica calcícola. O antepassado desta distinguida espécie era, muito provavelmente, um arbusto. Como sabemos isso? Pois porque vários dos seus primos carnais são arbustos e sabem fazer muito bem o seu trabalho. No entanto Ononis pubescens é uma erva anual, isso sim, geralmente grande e muito vistosa.

Esta bela dama, revestida de uma densa pelagem esbranquiçada, está ao longo de toda a bacia mediterrânica. O Jardim Botânico da UTAD tem registos desta espécie desde Jerusalém até à Estremadura portuguesa. Contudo, a sua variabilidade morfológica não é muito elevada, antes ao contrário, até morfologicamente varia pouco e os indivíduos do oriente mediterrânico são muito semelhantes aos do ocidente. Por esse motivo, os botânicos nunca chegaram a distinguir taxonomicamente entre uns e outros. Mas foi no ocidente onde esta espécie acabou por explorar umas combinações morfológicas que a transformaram radicalmente, surgindo uma outra espécie não menos singular, Ononis viscosa L. Esta última espécie, endémica (isto é, exclusiva) do ocidente mediterrânico (muito provavelmente, pois no lado oriental também há uma outra história por contar não menos emocionante…) é, ao contrário do que O. pubescens, muitíssimo variável na sua morfologia, gerando um importante leque de subespécies e de dúvidas taxonómicas.

A evolução é então isso? O. pubescens adaptou-se no ocidente mediterrânico para dar O. viscosa? Não, pois isso não é evolução, e não passaria de uma pura e simples treta!

O que acontece é que O. pubescens, como qualquer espécie, possui uma capacidade de combinar caracteres morfológicos, isto é, de variar o seu aspeto sempre que o ecossistema estimula essa função. Essas combinações de caracteres são respostas que os indivíduos conseguem desenvolver, e que poderão ser mais ou menos eficientes para as também combinações ambientais envolventes. Estas últimas estão em constante mudança, de modo que seria ridículo pensar em uma adaptação de um indivíduo a umas determinadas condições ambientais, pois tal não passaria de uma maiúscula mentira fotográfica (isto é, exclusiva desse momento).

A evolução não consiste em melhorar o comportamento dos indivíduos, favorecendo a competição e a eficiência para aumentar a competitividade. A evolução é uma combinação de ideias, constante e contínua, e o céu pode esperar…!


Por: António Crespí

Inventário Florestal UTAD

Faça download desta ficha em PDF

Ficha técnica da espécie
Ononis pubescens

Partilhe esta página

Poderá estar também interessado em

Ononis baeticaOnonis baetica
(mesmo género)

Ononis bifloraOnonis biflora
(mesmo género)

Ononis broterianaOnonis broteriana
(mesmo género)

Ononis cintranaOnonis cintrana
(mesmo género)

Ononis cossonianaOnonis cossoniana
(mesmo género)

Ononis cristataOnonis cristata
(mesmo género)

Ononis dentataOnonis dentata
(mesmo género)

Ononis diffusaOnonis diffusa
(mesmo género)

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Ononis pubescens.