Paeonia officinalis L.

subesp. microcarpa

Espécie

Paeonia officinalis

Sub-Espécie

microcarpa (Boiss. et Reut.) Nyman

Descritor

L.

Género
Família
Ordem
Sub-classe

Ranunculidae

Classe

Magnoliopsida

Sub-divisão

Magnoliophytina (Angiospermae)

Divisão

Spermatophyta

Tipo Fisionómico

Geófito

Distribuição Geral

SW Europa

Nome(s) comum

Peónia

Habitat/Ecologia
Sinonimias

Paeonia foemina (L.) Mill. subsp. humilis (Retz.) P. Cout.
Paeonia humilis Retz.
Paeonia microcarpa Boiss. et Reut.
Paeonia officinalis L. subsp. humilis (Retz.) Cullen et Heywood

No JBUTAD

Não

Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em Perigo
Criticamente Em Perigo
Extinto na natureza
Extinto

Ameaças

As espécies foi mostrado para beneficiar de um mosaico de vegetação e é particularmente abundante ao longo das bordas da floresta. uso da terra mudanças afetaram o habitat desta espécie, tais como, a conversão para a agricultura, o uso de pesticidas e plantações florestais. Também muda na gestão da terra, com o abandono de práticas-floresta-cultivo pastoral tradicionais têm afetado o habitat desta espécie. Ele levou a colonização densa por arbustos de pastagens e matagal anteriormente mais aberto, e também o fechamento do dossel das florestas anteriormente talhadia. Isto tem sido demonstrado para causar uma redução da frequência de floração desta espécie. É um problema particular como esta planta parece ter capacidade de dispersão pobres, o que lhe permitiria escapar floresta e densa espalhou arbusto (Andrieu et al. 2007).Queimando e pisoteio também afectar negativamente esta espécie (Comissão das Comunidades Europeias 2009) e é também recolhidos na natureza (Lupo Osti 2006).

Medidas de conservação

A espécie é registrada em 35 sites Natura 2000, por exemplo, o parque natural de Montesinho em Portugal (EUNIS 2014) e em outras áreas protegidas, como o Valle d'Aosta no Parque Nacional Gran Paradiso, na Itália. É cultivada ex situ em 87 jardins botânicos em todo o mundo e as sementes são armazenadas em Pavia, Itália (BCGI 2013, ENSCO 2014). Tem alguma proteção formal, por exemplo, na França, está listada no apêndice 2 de um decreto de 1982 sobre espécies protegidas na França. Esta espécie está listada como Vulnerável na Suíça e na França e perto ameaçada na Croácia (Moser et al. 2002, Nikoli? e Topi? 2005, Associação Tela Botanica 2014). A subespécie P. o. banatica está listada como Em Perigo na Hungria (Király 2007) e na Sérvia é classificada como Criticamente Em Perigo (CR) B1 + 2bc; C2ab; D; E (Boža e Stojši? Em: Stevanovi? 1999) e foi avaliado separadamente.

Chadburn, H. 2014. Paeonia officinalis. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T162001A103711428. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2014-1.RLTS.T162001A898770.en

Distribuição em Portugal

 

Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas

Inventário Florestal UTAD

Partilhe esta página

Poderá estar também interessado em

Paeonia broteriPaeonia broteri
(mesmo género)

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Paeonia officinalis subesp. microcarpa.