Veronica micrantha Hoffmanns. et Link

Espécie

Veronica micrantha

Descritor

Hoffmanns. et Link

Género
Família
Ordem
Sub-classe

Lamiidae

Classe

Magnoliopsida

Sub-divisão

Magnoliophytina (Angiospermae)

Divisão

Spermatophyta

Tipo Fisionómico

Caméfito

Distribuição Geral

N Portugal

Nome(s) comum

Verónicas

Habitat/Ecologia
Sinonimias

No JBUTAD

Não

Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em Perigo
Criticamente Em Perigo
Extinto na natureza
Extinto

Ameaças

Em Espanha, a gestão florestal em geral, o plantio artificial e queima foram relatados como ameaças à espécie (Comissão das Comunidades Europeias 2009). Sobrepastoreio e pisoteio devido a espécies pastando foram também relatados como ameaças (Bañares et al. 2010). Secagem dos habitats úmidos onde ela ocorre também tem sido relatada como uma ameaça para as espécies (Palacios et al. 2010).
Em Portugal, a perda de florestas de carvalho também levou a um declínio nas populações de Veronica micrantha, que é característica para os florestas. A criação de novos e ampliação de redes de comunicação existentes também afeta esta planta (ICN 2006).

Medidas de conservação

Veronica micrantha está listada no Anexo II da Directiva Habitats. É legalmente protegida em Portugal. Reintroduções e restauração do habitat natural são necessárias para esta espécie. Sites devem ser protegidos (ICN 2006). Em Espanha, é incluído como espécies com 'Proteção Especial' na lista nacional de espécies em regime de protecção especial da Espanha, como espécies 'de interesse especial' no catálogo regional das espécies ameaçadas de Extremadura, e como 'Vulnerável' nos catálogos de Galicia e Castilla y Leon. Ela ocorre em várias áreas protegidas: Parque Regional da Serra de Gredos, SCI Sierra de Gredos y Valle del Jerte, Reserva de la Biosfera Las Sierras de Béjar y Francia, Espacio Natural Rebollar, Espacio Natural Las Batuecas-Sierra de Francia e Espacio Natural Quilamas. Ele é listado como VU B2ab (iii) na Lista Vermelha Espanhola (Moreno 2008).
Vigilância em seu habitat, de modo a controlar managemente floresta e pastagem deve ser desenvolvido. Outras medidas propostas incluem a monitorização da população, coleta de sementes de El Rebollar-Texmex Salamanca e armazenamento em germplasmbanks, e a criação de uma micro-reserva em Peñaparda 1, onde os indivíduos parecem bem desenvolvido.

Peraza Zurita, M.D. 2011. Veronica micrantha. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T162008A5528584. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2011-1.RLTS.T162008A5528584.en

Galeria de imagens

Distribuição em Portugal

 

Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas

Inventário Florestal UTAD

Faça download desta ficha em PDF

Ficha técnica da espécie
Veronica micrantha

Partilhe esta página

Poderá estar também interessado em

Veronica acinifoliaVeronica acinifolia
(mesmo género)

Veronica agrestisVeronica agrestis
(mesmo género)

Veronica arvensisVeronica arvensis
(mesmo género)

Veronica beccabungaVeronica beccabunga
(mesmo género)

Veronica chamaedrysVeronica chamaedrys
(mesmo género)

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Veronica micrantha.