Vicia lutea L.

subesp. vestita

Além do registo atual, outros registos disponíveis:

Espécie

SW Europa, Ásia Menor e NW África

Nome(s) comum

Sinonimias

Vicia lutea L. subsp. muricata (Ser.) P. Cout.
Vicia lutea L. prol. muricata (Ser.) Samp.
Vicia lutea L. var. hirta sensu Franco

No JBUTAD

Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em Perigo
Criticamente Em Perigo
Extinto na natureza
Extinto

Ameaças

Não são pensados ??para ser qualquer principais ameaças a esta espécie dentro de sua escala europeia, pois tem uma tendência populacional estável (Osborne 2011). As ameaças enfrentadas por esta espécie fora da sua gama Europeia permanecem desconhecidos. No entanto, a associação com habitats naturais e semi agrícolas torna esta espécie vulnerável a alterações na gestão agrícola e outras pressões Antropogénicos (Keisa et al. 2008). Pastando por animais domésticos ou selvagens nestes habitats podem representar uma ameaça plausível para esta espécie, como espécies do gênero Vicia geralmente não respondem bem ao pastejo (Maxted 1995).

Medidas de conservação

O gênero Vicia está listada no Anexo I do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (ITPGRFA) como parte do pool genético Faba Bean (FAO 2009).
Esta espécie está bem conservada ex situ, com numerosas adesões realizadas em gene banks nacionais de toda a espécie variam (Osborne de 2011). Além disso, Maxted (1995) observa as seguintes instituições com ex situ Investimentos para esta espécie:

• Centro de Conservação de Recursos Fitogeneticos (INIA), Alcala de Henares, Madrid, Espanha (12 acessos)
  • Centro Pecuária Internacional para a África, Adis Abeba, Etiópia (dois acessos)
  • Database Project Vicieae, Departamento de Biologia Ciências Médicas e Biológicas Building,Universidade de Southampton, Reino Unido (19 acessos)
  • Royal Botanic Gardens, Wakehurst Place, Ardingly, Haywards Heath, Reino Unido (dois acessos)
  • Western Regional Planta Introdução Station USDA-ARS, Universidade do Estado de Washington, Johnson Hall, Pullman, Washington, EUA (oito acessos).

não há genética in situ reservas estabelecido especificamente para a protecção do Vicia populações, e a quantificação da activo in situ conservação em lugar é difícil como poucas reservas têm listas de controlo de espécies e aqueles que foram produzidos não são amplamente distribuído (maxted 1995). In situ prioridades de conservação para o gênero Vicia (subgênero Vicia) Recomendado pelo Maxted (1995) incluem o estabelecimento de in situ reservas no Mediterrâneo oriental, onde espécies deste gênero estão concentrados, especialmente nos países da Turquia, Líbano, Israel, Iraque, Irã, ea repúblicas caucasianos, como a região como um todo é ameaçado de erosão genética (IBPGR 1985, Maxted 1995).

Osborne, J. 2011. Vicia lutea. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T176104A7179453.

Distribuição em Portugal

Berlengas

Inventário Florestal UTAD

Partilhe esta página

Poderá estar também interessado em

Vicia angustifoliaVicia angustifolia

Vicia articulataVicia articulata

Vicia bithynicaVicia bithynica

Vicia craccaVicia cracca

Vicia dasycarpaVicia dasycarpa

Vicia dispermaVicia disperma

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Vicia lutea subesp. vestita.