Vicia narbonensis L.

Espécie

Vicia narbonensis

Descritor

L.

Género
Família
Ordem
Sub-classe

Rosidae

Classe

Magnoliopsida

Sub-divisão

Magnoliophytina (Angiospermae)

Divisão

Spermatophyta

Tipo Fisionómico

Terófito

Distribuição Geral

C e S Europa, SW Ásia, N África e Macaronésia

Nome(s) comum

Faveta-de-Beja

Sinonimias

No JBUTAD

Não

Não Avaliado
Dados Insuficientes
Pouco Preocupante
Quase Ameaçado
Vulnerável
Em Perigo
Criticamente Em Perigo
Extinto na natureza
Extinto

Ameaças

De acordo com a avaliação Lista Vermelha Europeia, não há grandes ameaças aparentes para esta espécie (Osborne de 2011). Pode ser encontrada numa grande variedade de habitats e parece ser estável em toda a sua gama (Maxted 1995).

Medidas de conservação

O gênero Vicia está listado no Anexo I do Tratado Internacional sobre os Recursos Genéticos Vegetais para a Alimentação e a Agricultura (ITPGRFA) como parte do grupo genetico Faba Bean (FAO 2009). detalhados na avaliação da Lista Vermelha Européia para esta espécie (Osborne 2011), ex situ são realizados em AGRITEC, Research, Breeding and Services Ltd. (Sumperk, República Tcheca), Instituto Leibniz de Genética Vegetal e Crop Plant Research (Alemanha), Instituto de Recursos Genéticos (Baku, Azerbaijão), Instituto de Agrobotânica (Tapioszele, Hungria), Instituto de Recursos Genéticos Vegetais 'K. Malkov' (Plovdiv, Bulgária), Instituto de Botânica (Erevan, Armênia), Instituto Nacional de Investigação e Tecnologia Agrícola e Alimentar, Centro de Recursos Fitogenéticos (Madrid, Espanha), Banco de Genebra de Israel para Culturas Agrícolas, Organização de Pesquisa Agrícola (Centro de Volcani, Israel), Laboratório de Plantas Gene Pool and Breeding (Yerevan, Armênia), Junta de Castilla y León. Instituto Tecnológico Agrário de Castela e Leão. Centro de Investigação de Zamadueñas (Madri, Espanha), Millennium Seed Bank (Haywards Heath, Reino Unido), NI Vavilov Instituto de Pesquisa Científica de Indústria de Plantas (São Petersburgo, Federação Russa), Estação Experimental de Produção de Plantas (Ustymivka, Ucrânia), bancos de genes ICORE (Aleppo, Síria) e University of Reading (Reading, Reino Unido). Não existem reservas genéticas in situ especificamente estabelecidas para a proteção do germoplasma Vicia e a quantificação da conservação ativa in situ é difícil, pois poucas reservas têm listas de verificação de espécies e as que foram produzidas não são amplamente distribuídas (Maxted 1995). In situ prioridades de conservação para o gênero Vicia (subgênero Vicia) recomendado por Maxted (1995) incluem o estabelecimento de in situ reservas no Mediterrâneo oriental, onde as espécies deste gênero estão concentradas, especialmente nos países da Turquia, Líbano, Israel, Iraque, Irã e as repúblicas caucasianas, já que a região como um todo está ameaçada de erosão genética (IBPGR 1985, Maxted, 1995).

Osborne, J. 2011. Vicia narbonensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T176095A7175428.

Distribuição em Portugal

 

Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas

Inventário Florestal UTAD

Faça download desta ficha em PDF

Ficha técnica da espécie
Vicia narbonensis

Partilhe esta página

Poderá estar também interessado em

Vicia angustifoliaVicia angustifolia
(mesmo género)

Vicia articulataVicia articulata
(mesmo género)

Vicia bithynicaVicia bithynica
(mesmo género)

Vicia craccaVicia cracca
(mesmo género)

Vicia dasycarpaVicia dasycarpa
(mesmo género)

Vicia dispermaVicia disperma
(mesmo género)

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Vicia narbonensis.